Ministério da Educação doará bicicletas a estudantes

by

   Esta medida tem tudo para ser mais uma tentativa isolada fadada ao fracasso, pois a simples doação com alguma campanha educativa também isolada não mudará a relação do brasileiro com a bicicleta. Crianças imitam os pais, se os pais não andam de bicicleta elas também não irão andar, se os pais sonham com um carro, as crianças também crescerão sonhando com isso.  O que temos mais no Brasil? Pais usando bicicleta para se transportarem ou sonhando com um carro (seja adquirir o primeiro ou trocar o velho)?

   Além do mais: “tudo que vem fácil, vai fácil” – Não sei se haverá algum controle das bicicletas que serão doadas, será que serão vendidas pelos beneficiados? Serão entregues de fato a quem as necessita?! Como será o cuidado com a manutenção e conservação delas? Será que se o pneu furar na primeira semana já será apenas mais um entulho atirado em um canto qualquer da casa?

   Acredito que esta atitude de doação de bicicletas poderia ser acompanha de um incentivo fiscal, tipo IPI Zero para bicicletas e peças. Ou incentivo fiscal só se dá para manter a economia aquecida?  Isto sim seria mais abrangente! Pois a recente doação do dia 26/05/2011 beneficiou apenas 81 municipios com um total de 30mil, e mesmo que esteja planejada a doação de um total de 100mil bicicletas até o final do ano isso atenderia provavelmente uns 270 municipios, que devem representar praticamente nada no universo de municipios que o Brasil possui.

   Pois bem, depois das severas criticas amenizo dizendo que mesmo assim acho uma medida válida, “qualquer ação” no sentido de popularizar a bicicleta como meio de transporte é infinitamente melhor em comparação com o “nenhuma ação”.

  

Transcrição da assessoria de comunicação social:

O Programa Caminho da Escola tem avançado em módulos. “No primeiro, tivemos o ônibus escolar; depois, em parceria com a Marinha, possibilitamos a compra de embarcações; agora é a vez da bicicleta”, disse o ministro da educação Fernando Haddad, que também ressaltou a preocupação com a segurança das crianças, que receberão capacetes, e a necessidade de se criar uma cultura de ciclismo no Brasil.

Estudos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatam número significativo de estudantes que percorrem a pé distâncias entre dois e 12 quilômetros de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar. Eles vivem em localidades que não apresentam condições de tráfego para veículos automotores. Nesses casos, o uso de bicicletas ajuda a reduzir o tempo e o esforço daqueles que percorrem pequenas e médias distâncias.

O FNDE promoveu pregão eletrônico para a aquisição também de capacetes específicos para ciclistas. O Caminho da Escola prevê a compra de 100 mil bicicletas e capacetes até o fim do ano.

A bicicleta ainda é um veículo pouco utilizado no transporte escolar. O MEC e o FNDE, em parceria com os municípios, vão desenvolver projeto-piloto para avaliar os diversos aspectos dessa modalidade de transporte. O projeto trará subsídios para a definição de critérios de atendimento aos beneficiários, modelo de gestão e indicação das situações em que a bicicleta possa efetivamente servir como meio capaz de facilitar o acesso e a permanência dos alunos na escola.

Uma resposta to “Ministério da Educação doará bicicletas a estudantes”

  1. Luciano Says:

    Concordo com seus comentários.
    O exemplo sempre vem dos pais.
    Ainda, é preciso salientar que sem uma cultura de respeito pelo ciclista, há um risco maior para estas crianças na ida e na volta para suas casas, notadamente pelo número crescente de veículos das cidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: