Email da Administração do Mercado Público aos Ciclistas de POA

by

De: Val Kuhn
> Enviada em: quinta-feira, 25 de novembro de 2010 15:51
> Para: _SMIC – Mercado Público
> Assunto: à coordenação
>
>
> Boa tarde, td bem?
>
> Estivemos no mercado público para fazer compras hoje no início da tarde e, por falta de local mais adequado, acorrentamos nossas bicicletas – que é nosso meio de transporte – em um dos portões de acesso. Para nossa surpresa, quando retornamos para pegá-las, havia outro cadeado e corrente prendendo-as ao portão. Falamos então com o Sr. Adauto, da fiscalização, que foi muito prestativo e simpático e que nos explicou que não é permitido que bicicletas fiquem presas nas entradas do mercado e que achava que não havia sido alguém do mercado que as tinha acorrentado.Após conversar com alguns seguranças do local, ele obteve a informação de que a corrente era sim da segurança e que acorrentar bicicletas como forma de punição tinha sido uma ordem de alguém da coordenação. Como não existem avisos indicando essa proibição, acorrentar as bicicletas, nos deixando presos, foi no mínimo falta de respeito. Com certeza existem abordagens mais simpáticas, menos agressivas com pessoas que afinal são clientes do mercado público. Se a administração do mercado deseja realmente proibir que pessoas deixem suas bicicletas presas aos portões, seria interessante que oferecessem outra opção pra que possamos fazer nossas compras com a tranquilidade de que elas estão seguras. Não seria possível que bicicletários fossem instalados sob as escadas? Obrigada pela atenção,
>
> Valesca Kuhn e Marcelo Kalil

Boa tarde.

Entendemos sua indignação mas, em uma cidade como Porto Alegre, onde não é habitual usar bicicletas como meio de transporte, uma situação como o ocorrido não é de surpreender.
Não estamos preparados para receber ciclistas e nem há previsão de bicicletário no Mercado Público. Não existem avisos por ser considerar-se óbvio que, em local público, não seja esperada a visitação acompanhada por bicicletas ou animais domésticos não havendo, portanto, um local que seja adequado ou seguro para deixá-los.
A orientação de prender ou apreender bicicletas é utilizada para desencorajar e advertir a prática, pois não podemos ser responsáveis por possíveis danos ou mesmo roubo que possam  ocorrer.
A partir de seu contato, pensaremos em soluções adiantando que tais  projetos precisam de um prazo razoável de avaliação.
Pedimos que considere as medidas tomadas não como grosseria, mas como um meio de proteger seu patrimônio pessoal.
Não deixe de vir ao Mercado  para prestigiar Eventos, fazer compras ou passear. Deixe sua bicicleta para aproveitar momentos de lazer ao ar livre. Já conseguimos progressos em construir ciclovias. Como vê, estamos “chegando lá”.
Esperamos sua compreensão.
Att
Coordenação de Próprios / SMIC

9 Respostas to “Email da Administração do Mercado Público aos Ciclistas de POA”

  1. Eduardo Says:

    Esse é o pensamento da Prefeitura de POA?

    “em uma cidade como Porto Alegre, onde não é habitual usar bicicletas como meio de transporte”
    “Deixe sua bicicleta para aproveitar momentos de lazer ao ar livre”

    Ou foi apenas um desatino de um funcionário qualquer?

  2. Lagartixa Says:

    isto é um retrocesso, mobilização já !

  3. Adrian Says:

    Lamentável!!!

  4. Marga Says:

    simpático, porem nao concordo, pois uso a bicicleta pra trabalhar e não consigo ir pro centro por falta de opção para deixa-la com segurança…Trabalho na Demetrio Ribeiro, e minha bici entra no escritório comigo….

  5. Marcio Moraes Says:

    Quando o mundo todo está estimulando o uso de bicicletas Porto Alegre parece estar retrocedendo… isto é lamentável

  6. aguiarcycles Says:

    Valesca e Marcelo, voçês estão de parabéns pela atitude tomada diante o poder administrativo de Porto Alegre, em resaltar com evidência o uso adequado da bicicleta como meio de transporte.

    “Massa Crítica” sempre.

    Abraço

  7. tchaka Says:

    que vergonha isso,cadear as bicicletas como forma de punição e de desencorajar o estacionamento delas no mercado.cada vez regredimos mais !! ciclovias e bicicletarios já!!!

  8. Marcelo Says:

    Valeu Aguiar, valeu a todos que ajudaram a meter pressão na prefeitura. Essa vítória é de todos nós. Agora temos que cobrar a instalação dos bicicletários que foi prometida pra daqui a um mês.

    Temos que reclamar constantemente. Se um ônibus tirou fino, reclamar pra EPTC e pra empresa do ônibus, o mesmo para táxi.

    Essa semana recebi a resposta de uma reclamação de táxi que fiz pra EPTC, o motorista foi advertido e a reclamação foi pro histórico dele.

    Abraços!
    A Val manda abraço também!

  9. Tatiana Amaro Says:

    Uso a bicicleta como meio de transporte e “sofro” assim como outros ciclistas com a falta de bicicletários em lugares públicos como bancos, faculdade, e supermercados em Porto Alegre. Lamentável este ocorrido no mercado público em Porto Alegre. Estou acompanhando esta discussão em outras mídias sociais na internet e concordo com tal mobilização com a esperança de implementação de bicicletários e ciclovias adequadas para ciclistas desta capital. Acredito que com a união da “massa ciclistíca” de Porto Alegre a situação posso ser revertida.
    Vamos nos unir, colaborando para Porto Alegre mudar para melhor, só assim o ciclista será respeitado na capital.
    Tenho uma comunidade no orkut com o título “Bicicletário BarraShoppingSul” http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=82089905 com a intenção de mobilizar ciclistas para apoiar a implementação de bicicletários na capital não somente no Barra Shopping que na época da criação da comunidade desconhecia a existência de lugares adequados para bicicletas no novo shopping. Fique à vontade para participar.

    Abraço
    Tatiana Amaro
    Twitter @Tatiamaro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: