Augusto Franke – 1918

by

Tomando uma cerveja no Gasômetro encontramos um chargista chamado Augusto  Bier (veja o blog ), como estávamos de bike ele comentou  que tinha um avô que pedalava bastante, então pedimos uma foto e um relato:

Meus queridos pedaladores:

Foi um prazer conhecê-los e trocar algumas idéias. Tenho encantamento pelo assunto, mas o meu conhecimento de ciclismo corresponde ao de um
ornitorrinco por física nuclear.

Conforme combinamos, eis a foto do meu avô materno, tirada por volta de 1918.
Nascido em Santa Cruz, em 1898, seu nome era Augusto Franke e foi um
dos mais prósperos comerciantes de Santo Ângelo, pra onde se mudou em 1924, jácasado, saindo de Ijuí (Linha 8). Ia para a proximidade da ferrovia,
que lhe dariaescoamento para o comércio.

A bicicleta lhe dava um status especial em locomoção, já que não pastava, não precisava de estábulo, não cagava pelo caminho e não relinchava quando passava uma égua no cio. E era muito elegante, permitindo ao ciclista usar traje de passeio com calçado especial. As mocinhas ficavam em polvorosa, como em Paris.

www.augustobier.blogspot.com

Tags: , ,

Uma resposta to “Augusto Franke – 1918”

  1. Marjorie Bier Says:

    EEEEiii…. meu pai escrevendo e meu bisavô aí, todo bossa, com essa bike moderníssima lá nos idos 1800 e lá vai pedrada.

Deixe uma resposta

