Campanha educacional de trânsito de Porto Alegre

by

Hoje (09/09/2009) está sendo lançada a campanha para educar motoristas e pedestres para o correto uso da faixar de travessia de pedestres.

A campanha foi motivada por uma pesquisa que abordou a questão da agressividade no trânsito, sendo que 38,5% dos condutores se consideram pacientes e apenas 0,1% agressivos; mas, ao julgar o comportamento dos outros, afirmam que 56,3% são imprudentes e impacientes. Foram entrevistadas 1.012 pessoas.(http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/)

Louvável  a iniciativa, no entanto penso na chance de ter ampliado esta campanha para ciclistas também, creio que o custo adicional para este incremento à campanha não seria significativo.

A ACZS sempre alerta que para a “bicicletização” de Porto Alegre a realização de companhas educacionais é um ponto fundamental.

A foto abaixo é de um cruzamento em Copenhagem (Dinamarca), perceba que lá, como aqui, não exite espaço disponível para a construção de uma ciclovia (faixa exclusiva para ciclista separada fisicamente da pista de rolamento dos automóveis), e imaginem criar uma ciclofaixa com o refúgio de sinaleira (para o ciclista converter à esquerda) sem orientar os usuários!  Muito provavelmente não seria utilizado, devido a impaciência e a falta de respeito dos motoristas porto-alegrensses que reponderam ser muitíssimo educados quando ao volante.

copenhagen

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: