Obrigar ou não obrigar o uso do capacete, eis a questão!

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Sempre vejo críticas sobre o Código de Trânsito Brasileiro que obriga os ciclistas a usarem disversos itens exceto o CAPACETE.

Esta lei brasileira , assim como muitas outras leis, também foi criada para não ser seguida!!!

Deixando de lado o fato de não existir fiscalização vamos direto ao ponto polêmico do capacete.

Diferentemente da obrigação do uso de cinto de segurança nos carros, o ciclista ao ser obrigado a utilizar o capacete é muito mais inclinado a deixar de usar a bicicleta que o motorista a deixar de usar o carro pela obrigatoriedade do uso de um equipamento de segurança.

A maiorira dos locais onde se obrigou o uso do capacete acabaram por revogar a lei que obrigava o seu uso.

Estado/Territorio Redução no uso da bicicleta
Australian Capital Territory 33% to 50%
New South Wales 44% a 90% (crianças)
Northern Territory 50% (adultos)
17% a 39% (escolares)
Queensland 22% a 30% (crianças)
South Australia 38% (escolares)
Victoria 36% to 46% (crianças)
Western Australia 26% to 38% (geral)
Mais de 50% (crianças)     Fonte: http://cyclehelmets.org/

Após a revogação do uso obrigatório do capacete estes locais tiveram recuperados os indices antigos.

O que existe nestes locais é uma forte campanha educativa para o uso do capacete, o que tem surtido bons resultados ao ver o incremento no uso voluntário do capacete, além das campanhas, creio que a obrigação do uso do capacete nas provas de ciclismo profissional favoreceu os resultados.

giro_atmos

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