Bike Fit

by

Nada é mais importante na compra de um equipamento do que saber se o tamanho que estamos comprando condiz com o nosso corpo. Para isso existe o “Bike Fit”, termo em inglês que significa “Ajuste da Bike”.

Para efetuarmos um Bike Fit bom devemos procurar um bom profissional, porém não existem tantos profissionais deste ramo no Brasil, muito menos ainda quando saímos do eixo Rio-Sp.

Quando pesquisei para comprar minha primeira bike que fui descobrir a existência de tamanhos nestas e depois descobri que achar o tamanho ideal não é fácil.

Visando ajudar os futuros ciclistas vou colocar um tutorial aqui, de um bike fit on-line, que ajudará a definir o correto tamanho de sua bike. Vou explicar para bikes de estrada, mas no mesmo site existe para as Mountain Bikes.

A ferramenta encontra-se no seguinte endereço eletrônico: Competitive Cyclist.

Você precisará de 8 medidas para indicar seu tamanho ideal de quadro e posicionamento inicial. Para medir de maneira correta você precisará da ajuda de outra pessoa. Não há problema em medir 2-3 vezes e depois efetuar uma média. Lembre-se de que a precisão da ferramenta está diretamente ligada a precisão das suas medidas. Demore o quanto precisar, mas tente medir o melhor possível.”

O primeiro passo é indicar o sexo (Gender): Masculino (male) ou feminino (female).

Unidades de medida (Units of measure): Centimetros (centimeters) ou Polegadas (inches). Centímetros é o que estamos mais acostumados no Brasil.

Feito isso aperte em Get Started.

Primeira medida: Inseam (aka cavalo):

Coloque suas meias e bermuda de ciclismo para determinar essa medida. Deixe seu pés afastados um do outro cerca de 20cm, mais ou menos a distância que ele ficam um do outro quando nos pedais, de costas para a parede e com o auxílio de um nível. Coloque o nível entre suas pernas e force em direção ao perínio tão forte quanto quando se está sentado no selin. Meça a distância do topo do nével até o chão. Essa medida é o inseam, para maior precisão meça várias vezes e faça uma média (anote inclusive os milímetros). Coloque o valor no campo destinado a inseam (em centímetros se selecionou centímetros antes).

Aperte em Continue to the next measurement

Segunda medida: trunk.

Sente em um banquinho de costas para a parede, pressione suas costas contra parede e certifique-se de que estejas retas. Com o auxílio de um nível meça a distância do seu ombro (aquele ossinho saltado a uns 3 cm do braço – como na foto do site) até o banquinho. Meça mais de uma vez e dos dois lados e faça a média para maior precisão. Coloque o valor encontrado no campo destinado.

Aperte em Continue to the next measurement

Terceira medida: Forearm

Pegue um objeto cilíndrico (mais ou menos da grossura do guidão) e segure na vertical com o dorso da mão voltado para fora. Meça a distância do centro do objeto ao centro do cotovelo (este na posição 90º). Meça em ambos os lados, mais de uma vez e …

Forneça o valor ao site e aperte em Continue to the next measurement

Quarta medida: Arm

Com o auxílio do mesmo objeto da quarta medida meça o comprimento do seu braço, do centro do objeto até o meio do ombro. A regra da média ainda é válida. Anote o valor e aperte em Continue to the next measurement.

Quinta medida: Thigh

Sente novamente no banquinho, de costas para a parede, com as costas bem encostadas na parede. Meça a distância da parede até a frente do seu joelho (como na figura do site). Coloque o valor e aperte em Continue to the next measurement.

Sexta medida: Lower leg

Ainda sentado no banquinho meça a distância do chão até o topo da coxa, meça paralelo ao centro da canela. Coloque o valor e aperte em Continue to the next measurement.

Sétima medida: Sternal notch

Em pé, meça a distância do chão até o centro daqueles dois ossinhos que temos entre o pescoço e o peito (foto explicativa no site). Anote e aperte em Continue to the next measurement.

Oitava medida: Total body height

Em pé novamente, coloque o nível sobre sua cabeça e meça a sua altura até o chão. Como para todos os itens, a média dos valores é bem-vinda. Coloque no formulário.

Agora você tera algo parecido com isso:

ccVocê pode editar as medidas diretamente antes de apertar em continue to the next measurement.

Ao preencher todos os dados e clicar em continue to the next measurement você irá para uma tela com o resultado do seu bike fit.

Explicação sobre as medidas:

Seat tube range c-c: Altura do tubo do selin medido do centro do movimento central ao centro do tubo superior. No caso de quadros sloping não levar muito em consideração essa medida.

Seat tube range c-t: Altura do tubo do selin medido do centro do movimento central aotopo do tubo superior. No caso de quadros sloping não levar muito em consideração essa medida.

Top tube range: Comprimento do tubo superior, medido do centro do canote ao centro da caixa de direção paralelo ao solo.

Stem length: Comprimento da mesa, levando em consideracão que se use ela da maneira mais plana possível, e não virada para cima.

BB-Saddle position: Altura do selin, medida do centro do movimento central ao topo do selin, acompanhando a inclinação do tubo de selin.

Saddle-handlebar: Distância entre o nariz (ponta) do selin até o centro do guidão.

Saddle setback: Importante para não sobrecarregar musculos e articulações, é a medida do recúo do selin. Mede-se como auxílio de um plumo, é o quão para tráz do centro do movimento central a ponta do selin deve estar.

Sobre os estilos de Bike fit:

The Competitive Fit

Tem esse nome pelo fato da loja ter notado que é o que a maioria dos clientes busca em suas bikes. É o fit mais agressivo dos três e é destinado aquelas pessoas que querem competir, andar rápido e é claro que tenham boa flexibilidade para se sentir confortável nessa posição.

The Eddy Fit

Para aqueles que acham o competitive fit muito desconfortável, ou não esperam competir e dão mais enfâse ao conforto, esse é o fit mais adequado e tem esse nome por ser parecido com o estilo que o grande caníbal pedalava.

The French Fit

O fit Francês é para aqueles que desejam fazer longas distâncias, como os tão famosos Audax que temos por aqui. Esse fit prioriza acima de tudo o comforto, deixando mais ao lado coisas como uma boa aerodinâmica.

Este tutorial tem o intuito de ajudar na escolha do tamanho ideal de sua bike, mas se possível vá até um profissional para ter maior sucesso. Não há nada pior que andar num quadro de tamanho errado ao seu corpo e as suas expectativas, portanto para gostar ainda mais do ciclismo e aproveitar melhor seu tempo sobre a bike: Use o quadro do tamanho correto!

Abraçø

Vini


Anúncios

2 Respostas to “Bike Fit”

  1. Guga Says:

    fala pessoal,

    Parabens pelo post. Muito bom!
    Eu sei que a distância é longa, mas aproveito para convidá-los a participar da 2ª etapa da Pedal Cup que acontecerá no dia 13/06 na cidade de São Bento do Sapucaí!.
    Um forte abraço a todos e boas pedaladas!
    Guga

  2. Adalberto Escheano Says:

    A medida do cavalo(entre as pernas) e descalço ou com o tênis, sapatilha em caso de MTB?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: