Proposta de Velódromo da ACZS

by

 

proj_marinha_velodromoproj_marinha_velodromo2

21 Respostas to “Proposta de Velódromo da ACZS”

  1. Tulio Says:

    Pessoal,

    É meu dever informar que o local proposto por vocês para sediar um velódromo é inapropriado…para qualquer tipo de edificação, mesmo que apenas um piso concretado.

    A várzea (assim digamos) do Guaíba está sujeita às cheias e vazantes do Lago / Rio, portanto qualquer coisa alí construída será destruída pela força das águas e por sub-pressão do lençol freático.

    Sugiro que vocês procurem outro local.

    Há tempos atrás o Grupo de Trabalho do qual eu fazia parte aqui na PMPA e que viabilizou a implantação da Pista de Eventos, na Zona Norte da Capital, foi procurada por um dos vereadores, infelizmente não recordo o nome. O mesmo Sr. solicitou uma consulta p/ verificar a viabilidade de um velódromo junto àquele espaço, tão mal-utilizado atualmente… feitas as contas, demonstrou-se viavel um velódromo ao redor da bacia de amortecimento pluvial da Pista de Eventos.

    Infelizmente não guardei nem nome nem o Nº do processo…Mas quem sabe, vcês não fazem a mesma coisa? Ou procuram nos arquivos da Câmara?

    Era até onde poderia ajudá-los.

    Abraços

  2. Tulio Says:

    Oi novamente pessoal!!

    Segue informações sobre o que comentei anteriormente:

    http://www.camarapoa.rs.gov.br/default.htm

    abraços, boa sorte!!

  3. fdsbike Says:

    Tulio,

    Quanto a questão da cota do nivel do Rio Guaiba (até aquele ponto ele se comporta como rio, apenas mais para o sul que ele passa a ser lago) não é o problema, afinal de contas contruiram o anfiteatro sobre um aterro entre o Guaiba e o dique de proteção contra inundações de Porto Alegre (Av. Edivaldo Pereira Paiva), alem do mais a cota maxima registrada foi 4,75m em 1941 e tem um tempo de recorrencia estimado de cerca de 1.000 anos, contruir o velodromo na cota 3,5 ou 4,0 é suficiente, apenas se faz as instalações, se existirem, de vestiario e administração em uma cota igual ao do muro da Maua que é 6,00m.

    O meu único receio de rejeição deste local seria por parte dos ecologistas.

    Obrigado pela tua opinião.

    Abraços,
    Fernando.

  4. Tulio Says:

    Fernando,

    Creio que há um bom debate aqui! Acho o local inapropriado por outras questões técnicas, igualmente. Porém, além das questões técnicas, há as questões legais, referentes, como tu bem colocastes, ao meio-ambiente (nem tatnto pelos ecologistas, mas vcê não encontraráum único funcionário da Prefeitura – eu incluído, que aprove edificação desta natureza neste local ou em local com os mesmos condicionantes.

    no mais, coloco-me a disposição p/ qualificar esta proposta, a qual considero das mais interessantes p/ todos os ciclistas.

    abraços

    P.S.: O Anfiteatro não é parâmetro para comparativos, pois tem uma superfície construída relativamente pequena e suas estruturas ativas, de fato encontram-se em cota superior à média do rio. Sem contar que como o financiador foi alguém de muito dinheiro, uma rede de mídia beeem conhecida, a coisa toda saiu no canetaço, se é que vce me entende… Acho que o Velódromo da Poa não pode sair desse modo.

  5. Fernando Says:

    Tulio,

    Acho que o debate deve ser realizado com bases racionais, mas também entendo que as questões politicas são inevitáveis.

    Bueno aqui vão meus argumentos a serem refutados então:

    – É um local próximo a atual pista de ciclismo do parque Marinha do Brasil;

    – A área está livre;

    – A área é pública;

    – O local é propício para atividade esportiva;

    – O local já é tradicional para a prática de ciclismo;

    – É um local à vista do público em geral;

    – O custo em fundações para construir alí não deve ser o limitante, pois os beneficios são mais expressivos;

    – Caso não seja permitido construir nada entre o dique e o Guaiba, teremos que remover o anfiteatro e o clube do S.C. Internacional, afinal a regra deve ser igual para todos;

    – Não vejo impactos ambientais na construção de uma obra pública naquele local.

    Abraços

  6. Tulio Says:

    Prezado Fernando,

    Fiquei muito tentado a discutir os pontos que você colocou a respeito da localização do Velódromo, porém vou finalizar este debate por aqui.

    Explico: estamos a discutir apenas uma pequena parte de uma coisa muito maior. Eu gostaria de colaborar na elaboração de um Projeto para o Ciclismo em Porto Alegre e na Região Metropolitana – da qual Porto Alegre é o centro. Isso envolve muito mais que um simples velódromo. Envolve um projeto de desenvolvimentto esportivo, planejado no tempo e financeiramente e que depende muito mais de gerenciamento e articulação do que de obras.

    Envolve o planejamento da descoberta, incentivo e sustento de atletas desde a infância até a vida adulta. A construção e sustento das estruturas de apoio a esse Projeto, dentro do qual encontraria-se uma pista de ciclismo, são a outra parte deste projeto.

    A posse de uma projeto deste tipo é primordial para angariar fundos e apoio tanto na inciativa privada quanto na iniciativa política.

    Neste momento, se vocês da Associação, não tiverem nada elaborado neste sentido, me coloco a disposição para auxiliar.

    Abraços

    P.S.: Não!!! Não sou candidato a vereança nem nada, hehehehehe!!!!! quero distância de política…

  7. Lagartixa Says:

    Tulio,obrigado por tua participação, precisamos de locais apropriados a construção do Velódromo, seria interessante perto do atual, na orla, ou perto da região central, ou zona sul; pois sabemos do alto número de ciclistas que treinam ao entorno da Orla.
    Gostaríamos eu e o Fernando de conversar contigo pessoalmente, quem sabe de nos encontrarmos no sábado pela manhã na pista de ciclismo do Marinha,
    que achas ?
    temos muito que debater, pois queremos muito fazer uma boa proposta de velódromo para nossa cidade, e pra isso precisamos da ajuda de todos!
    abraço.

  8. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Confirmo o encontro no decorrer da semana, pode ser? hje em dia a prioridade tem sido minha família, por isso as vezes fica difícil o pedal, hewhehe!! Podes sugerir um horário, por favor?

    Caso fique difícil, pode-se marcar algo na semana, pois pedalo p/ o trabalho e poderia-se marcar algo no trajeto… bom , vejamos o desenrolar da semana.

    Se desejarem, podemos seguir a comunicação apenas por email.

    Abraços

  9. lagartixa Says:

    qual teu itinerário, que horas tu sai para o serviço.
    Posso te pegar pela manhã, pois saio para treinar,
    abraço.

  10. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Ainda prefiro o sábado, pois na semana provavelmente você sai cedo para treinar e eu só estou na rua lá por umas 9:30…

    Ainda assim, o melhor ponto de encontro seria no Maraschin, alí na Bento, pois é meu ponto de “saída” do bairro p/ o centro. Isso pelas 9:30…

    Mas como eu disse, prefiro no sábado pela manhã.

    Abraços

  11. Lagartixa Says:

    beleza Tulio, se tudo der certo vamos nos encontrar no sábado, pois vou na BikeTech,
    vamos nos falando !

  12. Tulio Says:

    OK, seguimos em contato, então.

    Abraços

  13. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Precisamos marcar um horário e ponto de encontro p/ amanhã…

    abraços, no aguardo

  14. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Só vi sua última msgem já no sábado pela manhã… estive lá, no atraso, às 14:42. Aguardei até às 15:00.

    Fica o convite p/ uma outra tentativa, OK?

    Abraços

  15. Marcio Says:

    Morreu a tentativa de velodromo em Porto Alegre?

    Noticias?

  16. rafa Says:

    opá!
    sou estudante de arquitetura, estou me formando no final do ano e meu TCC é um projeto de um Velódromo em Porto Alegre… descobri essa conversa de voces por acaso… gostaria de poder ajudar… mas também preciso de ajuda… minha área escolhida é onde se realiza a Feira Náutica, ao lado do anfiteatro…
    Porem não estou conseguindo material para fazer o projeto do Velódromo… me faltam dados técnicos… já estou até pensando em ir para o Rio de Janeiro tentar conhecer o Velódromo da Barra… será que alguém me consegueria bibliografias?
    Seria muito importante para mim se pudessem me dar dicas, pois não conheço muito bem o esporte.

    Obrigado

    Att,

    Rafael

  17. Lagartixa Says:

    Rafa, sobre bibliografia vou te mandar o que tenho, são recortes de jornais da êpoca, infelizmente a FGC está com sede em Sapiranga, mas tu pode entrar no site http://www.fgc.com.br e pedir para darem uma olhada em livros que eles possuem, também existe um livro a qual o autor não me lembro o nome agora, pois fala do ciclismo em poa. temos material para te ajudar na proposta técnica, pois visitamos 6 velódromos no chile, argentina e uruguai.
    abraço.
    fones: 3024.7413 / 99077746

  18. Jair Damasio Says:

    Ola gostaria de mais informacao sobre como construir um velodromo ! Gostaria por gentileza que me mandase projeto com medidas e angulos se vc tem esses dados !

    Atenciosamende desde ja agardeco a cololaboracao e atencao !

  19. Fernando Says:

    Jair, não temos informações mais detalhadas para a construção de um velódromo. Mas se tens interese suficiente olha este link http://www.velodromes.com/guide.html , é um guia técnico com a chancela da UCI. Até +

  20. vander de melo praxedes - palmas tocantins Says:

    Saudações a todos..
    principalmente ao Rafael..

    Rafael..
    Também sou estudande de arquitetura, e meu trabalho final de graduação, coincidentemente é um projeto de um velódromo em Palmas-Tocantins.

    Gostaria de entrar em contato contigo para trocarmos informações.
    Também apresento o meu esse semestre, e se Deus quiser, será aprovado.

    vanderdemelopraxedes@hotmail.com

    A todos os outros interessados no assunto, se quiserem podemos trocar informações em relação a angulos, dimensões, etc…
    E quem tiver algum material a complementar, eu também agradeço muito.

    vlw

  21. vander de melo praxedes - palmas tocantins Says:

    Ah..
    esqueci de falar..
    entrei em contato com o pessoal do site onde vende esse livro velodromes guide..e nunca me responderam.
    Se alguém o tiver, preciso muito da cópia..
    Eu pago todas as despesas que tiver, por favor, se alguem tiver, ou souber quem tenha me dê um toque.
    vlw

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: