Proposta de Velódromo da ACZS

by

 

proj_marinha_velodromoproj_marinha_velodromo2

21 Respostas to “Proposta de Velódromo da ACZS”

  1. Tulio Says:

    Pessoal,

    É meu dever informar que o local proposto por vocês para sediar um velódromo é inapropriado…para qualquer tipo de edificação, mesmo que apenas um piso concretado.

    A várzea (assim digamos) do Guaíba está sujeita às cheias e vazantes do Lago / Rio, portanto qualquer coisa alí construída será destruída pela força das águas e por sub-pressão do lençol freático.

    Sugiro que vocês procurem outro local.

    Há tempos atrás o Grupo de Trabalho do qual eu fazia parte aqui na PMPA e que viabilizou a implantação da Pista de Eventos, na Zona Norte da Capital, foi procurada por um dos vereadores, infelizmente não recordo o nome. O mesmo Sr. solicitou uma consulta p/ verificar a viabilidade de um velódromo junto àquele espaço, tão mal-utilizado atualmente… feitas as contas, demonstrou-se viavel um velódromo ao redor da bacia de amortecimento pluvial da Pista de Eventos.

    Infelizmente não guardei nem nome nem o Nº do processo…Mas quem sabe, vcês não fazem a mesma coisa? Ou procuram nos arquivos da Câmara?

    Era até onde poderia ajudá-los.

    Abraços

  2. Tulio Says:

    Oi novamente pessoal!!

    Segue informações sobre o que comentei anteriormente:

    http://www.camarapoa.rs.gov.br/default.htm

    abraços, boa sorte!!

  3. fdsbike Says:

    Tulio,

    Quanto a questão da cota do nivel do Rio Guaiba (até aquele ponto ele se comporta como rio, apenas mais para o sul que ele passa a ser lago) não é o problema, afinal de contas contruiram o anfiteatro sobre um aterro entre o Guaiba e o dique de proteção contra inundações de Porto Alegre (Av. Edivaldo Pereira Paiva), alem do mais a cota maxima registrada foi 4,75m em 1941 e tem um tempo de recorrencia estimado de cerca de 1.000 anos, contruir o velodromo na cota 3,5 ou 4,0 é suficiente, apenas se faz as instalações, se existirem, de vestiario e administração em uma cota igual ao do muro da Maua que é 6,00m.

    O meu único receio de rejeição deste local seria por parte dos ecologistas.

    Obrigado pela tua opinião.

    Abraços,
    Fernando.

  4. Tulio Says:

    Fernando,

    Creio que há um bom debate aqui! Acho o local inapropriado por outras questões técnicas, igualmente. Porém, além das questões técnicas, há as questões legais, referentes, como tu bem colocastes, ao meio-ambiente (nem tatnto pelos ecologistas, mas vcê não encontraráum único funcionário da Prefeitura – eu incluído, que aprove edificação desta natureza neste local ou em local com os mesmos condicionantes.

    no mais, coloco-me a disposição p/ qualificar esta proposta, a qual considero das mais interessantes p/ todos os ciclistas.

    abraços

    P.S.: O Anfiteatro não é parâmetro para comparativos, pois tem uma superfície construída relativamente pequena e suas estruturas ativas, de fato encontram-se em cota superior à média do rio. Sem contar que como o financiador foi alguém de muito dinheiro, uma rede de mídia beeem conhecida, a coisa toda saiu no canetaço, se é que vce me entende… Acho que o Velódromo da Poa não pode sair desse modo.

  5. Fernando Says:

    Tulio,

    Acho que o debate deve ser realizado com bases racionais, mas também entendo que as questões politicas são inevitáveis.

    Bueno aqui vão meus argumentos a serem refutados então:

    – É um local próximo a atual pista de ciclismo do parque Marinha do Brasil;

    – A área está livre;

    – A área é pública;

    – O local é propício para atividade esportiva;

    – O local já é tradicional para a prática de ciclismo;

    – É um local à vista do público em geral;

    – O custo em fundações para construir alí não deve ser o limitante, pois os beneficios são mais expressivos;

    – Caso não seja permitido construir nada entre o dique e o Guaiba, teremos que remover o anfiteatro e o clube do S.C. Internacional, afinal a regra deve ser igual para todos;

    – Não vejo impactos ambientais na construção de uma obra pública naquele local.

    Abraços

  6. Tulio Says:

    Prezado Fernando,

    Fiquei muito tentado a discutir os pontos que você colocou a respeito da localização do Velódromo, porém vou finalizar este debate por aqui.

    Explico: estamos a discutir apenas uma pequena parte de uma coisa muito maior. Eu gostaria de colaborar na elaboração de um Projeto para o Ciclismo em Porto Alegre e na Região Metropolitana – da qual Porto Alegre é o centro. Isso envolve muito mais que um simples velódromo. Envolve um projeto de desenvolvimentto esportivo, planejado no tempo e financeiramente e que depende muito mais de gerenciamento e articulação do que de obras.

    Envolve o planejamento da descoberta, incentivo e sustento de atletas desde a infância até a vida adulta. A construção e sustento das estruturas de apoio a esse Projeto, dentro do qual encontraria-se uma pista de ciclismo, são a outra parte deste projeto.

    A posse de uma projeto deste tipo é primordial para angariar fundos e apoio tanto na inciativa privada quanto na iniciativa política.

    Neste momento, se vocês da Associação, não tiverem nada elaborado neste sentido, me coloco a disposição para auxiliar.

    Abraços

    P.S.: Não!!! Não sou candidato a vereança nem nada, hehehehehe!!!!! quero distância de política…

  7. Lagartixa Says:

    Tulio,obrigado por tua participação, precisamos de locais apropriados a construção do Velódromo, seria interessante perto do atual, na orla, ou perto da região central, ou zona sul; pois sabemos do alto número de ciclistas que treinam ao entorno da Orla.
    Gostaríamos eu e o Fernando de conversar contigo pessoalmente, quem sabe de nos encontrarmos no sábado pela manhã na pista de ciclismo do Marinha,
    que achas ?
    temos muito que debater, pois queremos muito fazer uma boa proposta de velódromo para nossa cidade, e pra isso precisamos da ajuda de todos!
    abraço.

  8. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Confirmo o encontro no decorrer da semana, pode ser? hje em dia a prioridade tem sido minha família, por isso as vezes fica difícil o pedal, hewhehe!! Podes sugerir um horário, por favor?

    Caso fique difícil, pode-se marcar algo na semana, pois pedalo p/ o trabalho e poderia-se marcar algo no trajeto… bom , vejamos o desenrolar da semana.

    Se desejarem, podemos seguir a comunicação apenas por email.

    Abraços

  9. lagartixa Says:

    qual teu itinerário, que horas tu sai para o serviço.
    Posso te pegar pela manhã, pois saio para treinar,
    abraço.

  10. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Ainda prefiro o sábado, pois na semana provavelmente você sai cedo para treinar e eu só estou na rua lá por umas 9:30…

    Ainda assim, o melhor ponto de encontro seria no Maraschin, alí na Bento, pois é meu ponto de “saída” do bairro p/ o centro. Isso pelas 9:30…

    Mas como eu disse, prefiro no sábado pela manhã.

    Abraços

  11. Lagartixa Says:

    beleza Tulio, se tudo der certo vamos nos encontrar no sábado, pois vou na BikeTech,
    vamos nos falando !

  12. Tulio Says:

    OK, seguimos em contato, então.

    Abraços

  13. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Precisamos marcar um horário e ponto de encontro p/ amanhã…

    abraços, no aguardo

  14. Tulio Says:

    Prezado Lagartixa,

    Só vi sua última msgem já no sábado pela manhã… estive lá, no atraso, às 14:42. Aguardei até às 15:00.

    Fica o convite p/ uma outra tentativa, OK?

    Abraços

  15. Marcio Says:

    Morreu a tentativa de velodromo em Porto Alegre?

    Noticias?

  16. rafa Says:

    opá!
    sou estudante de arquitetura, estou me formando no final do ano e meu TCC é um projeto de um Velódromo em Porto Alegre… descobri essa conversa de voces por acaso… gostaria de poder ajudar… mas também preciso de ajuda… minha área escolhida é onde se realiza a Feira Náutica, ao lado do anfiteatro…
    Porem não estou conseguindo material para fazer o projeto do Velódromo… me faltam dados técnicos… já estou até pensando em ir para o Rio de Janeiro tentar conhecer o Velódromo da Barra… será que alguém me consegueria bibliografias?
    Seria muito importante para mim se pudessem me dar dicas, pois não conheço muito bem o esporte.

    Obrigado

    Att,

    Rafael

  17. Lagartixa Says:

    Rafa, sobre bibliografia vou te mandar o que tenho, são recortes de jornais da êpoca, infelizmente a FGC está com sede em Sapiranga, mas tu pode entrar no site http://www.fgc.com.br e pedir para darem uma olhada em livros que eles possuem, também existe um livro a qual o autor não me lembro o nome agora, pois fala do ciclismo em poa. temos material para te ajudar na proposta técnica, pois visitamos 6 velódromos no chile, argentina e uruguai.
    abraço.
    fones: 3024.7413 / 99077746

  18. Jair Damasio Says:

    Ola gostaria de mais informacao sobre como construir um velodromo ! Gostaria por gentileza que me mandase projeto com medidas e angulos se vc tem esses dados !

    Atenciosamende desde ja agardeco a cololaboracao e atencao !

  19. Fernando Says:

    Jair, não temos informações mais detalhadas para a construção de um velódromo. Mas se tens interese suficiente olha este link http://www.velodromes.com/guide.html , é um guia técnico com a chancela da UCI. Até +

  20. vander de melo praxedes - palmas tocantins Says:

    Saudações a todos..
    principalmente ao Rafael..

    Rafael..
    Também sou estudande de arquitetura, e meu trabalho final de graduação, coincidentemente é um projeto de um velódromo em Palmas-Tocantins.

    Gostaria de entrar em contato contigo para trocarmos informações.
    Também apresento o meu esse semestre, e se Deus quiser, será aprovado.

    vanderdemelopraxedes@hotmail.com

    A todos os outros interessados no assunto, se quiserem podemos trocar informações em relação a angulos, dimensões, etc…
    E quem tiver algum material a complementar, eu também agradeço muito.

    vlw

  21. vander de melo praxedes - palmas tocantins Says:

    Ah..
    esqueci de falar..
    entrei em contato com o pessoal do site onde vende esse livro velodromes guide..e nunca me responderam.
    Se alguém o tiver, preciso muito da cópia..
    Eu pago todas as despesas que tiver, por favor, se alguem tiver, ou souber quem tenha me dê um toque.
    vlw

Deixe uma resposta

