Colnago

by

colnago_logo

Colnago tem um lugar muito especial no coração dos realmente aficciondos por bici. Está grande marca situada em Cambiago, nos suburbios de Milão, Itália está enravada na história.

Tem uma coisa na Colnago que poucas outras fábricas tem. É difícil de colocar o seu dedo, mas um dos maiores fatores de contribuição é o homem que está a frente de tudo isso, Ernesto Colnago.

Mesmo que Ernesto Colnago tenha nascido numa família relativamente pobre em 1932, as riquezas que o cercaram nos seus primeiros anos são melhor medidas em como elas esculpiriam um louco por bike italiano e não em termos de dinheiro. Milão era o epicentro do ciclismo de estrada. O velódromo de Vigorelli tinha uma pequena oficina que pertencia a Faliero Masi sob ele, um homem amplamente conhecido como o pai da bicicleta de corrida moderna. A companhia de bicicletas Gloria, fundada em 1922 por Alfredo Focesi era também em Milão, e foi aqui que Ernesto Colnago inicio sua vida no mundo das bicis.

Ernesto Colnago é do tipo de homem que nunca para de pensar sobre bicicleta. No seu escritório na sede da Colnago tem uma pasta chamada “rabiscos de voo”. Esta pasta contém todas as idéias que Ernesto teve enquanto estava sentado em alguma poltrona de avião. Você não esperaria uma pasta tão cheia – quanto tempo cada um realmente gasta sentado num avião? – mas de fato a pasta pesa como o guia telefonico da grande Porto Alegre. Esse é um homem que acorda pensando na bicicleta, que sonha com bicicleta. Para Ernesto, a bici só fica em segundo plano quando algo diz respeito a família.

No decorrer dos anos Colnago teve alguns dos mais famosos ciclistas no mundo ganhando em cima de suas bikes. E algumas das bikes mesmo se tornaram lenda. Eddy Merckx estabeleceu um novo recorde da hora (a distância que um ciclista consegue percorrer em 1h em um velódromo) em 1972, e aquela Colnago laranja é uma das mais famosas e conhecidas bikes do mundo. O que a faz ela um pouquinho mais especial é o fato de Merckx ter ganho com ela o Tour de France, Giro d’Italia e quatro clássicas – a Milão-São Remo, Liege-Bastogne-Liege, Amstel Gold Race, e o Giro da Lombardia.

Colnago tem uma relação estreita de trabalho com a Ferrari e com o Grupo ATR na Itália. A ATR fornece os tubos de carbono e os cachimbos (do mesmo material) que darão origem à bici do topo de linha da marca, a EPS. Estes tubos possuem a tecnologia Colnago 3PRS onde a parte interna dos tubos possue 3 filamentos, não só de lado a lado mas também na espessura, por todo seu comprimento para adicionar rigidez. Este método só é possível quando a construção se dá por tubos e cachimbos, aliás essa construção concede a Colnago a possibilidade de fazer quadros de tamanhos customizados, coisa que poucas companhias conseguem fazer nos seus quadros top de linha.

Colnago sempre foi uma força, e continua sendo. Suas bicis tem sido pilotadas por alguns dos melhores ciclistas do mundo, e também compradas por algumas das pessoas mais famosas do mundo. Ele presenteou bicis ao Papa João Paulo II, trabalhou em parceria com a ferrari, e construi alguns dos mais interessantes protótipos de bicicletas já vistos. Colnago não é só uma fábrica de bicicletas, é uma parte da história do ciclismo.

Ernesto Colnago

Ernesto Colnago

Theo e Ernesto Colnago e a Colnago EPS Ferrari

Theo e Ernesto Colnago e a Colnago EPS Ferrari

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas to “Colnago”

  1. Maria Ap. Colnago Perez Says:

    Olá, tudo bem?
    Moro no interior de São Paulo, Brasil, meu avô, hoje falecido, se chamava José Colnago, filho de Ernesta Colnago e Silvio Colnago. Nasceu na Provincia de Milão, Itália. Veio para o Brasil com seus pais ainda bebê, com nove meses. Gostaria de alguma notícia sobre algum parentesco.

    Abraços.

  2. marco colnago Says:

    Olá Maria,
    tubo bem???
    Atualmente resido em Botucatu, por motivos profissionais.
    Minha família está quase toda radicada em Marília.
    Meu avô Carlos Colnago, nascido em Milão, faleceu em 14 de janeiro´passado, com 99 anos, muito bem de cabeça mas o coração parou, bem cansado.
    Abraço a vc e a todos os seus.
    Saudações

  3. Leticia Perez Says:

    Marco, boa tarde! Sou da família Colnago, se for possivel peço por gentileza me enviar um email ou informar como posso entrar em contato.
    Obrigada!
    Email: leka.perez@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: