Alongar é coisa séria!

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O que é o alongamento? Alongamento é o nome dado ao exercício para aumentar a flexibilidade dos músculos. Os alongamentos podem ser realizados por você mesmo ou realizado por outra pessoa.

Para que serve o alongamento? O alongamento realizado antes dos exercícios serve como um aquecimento para a musculatura como forma de preparação ao exercício, prevenindo o corpo contra possíveis lesões musculares e articulares. O alongamento ao final do exercício possibilita que a musculatura relaxe e auxilie na diminuição das dores musculares. Quando feitos corretamente a musculatura ganha em flexibilidade e conseqüentemente um maior bem estar físico. O alongamento previne lesões, melhora a circulação sanguínea e reduz as tensões musculares.

Quais as formas corretas de alongar? Um alongamento deve ser realizado sempre com muita calma e tranqüilidade, em uma posição confortável e respeitando os limites individuais de cada um. Nunca alongue com dor! Se estiveres sentindo dor, é por que já ultrapassou seu limite, e você deve retornar até uma amplitude em que não sinta mais dor, para que não surjam lesões em músculos e tendões. Os alongamentos devem ser realizados com o relaxamento da musculatura em questão e conduzidos lentamente até seu limite individual, sustentando de 20 a 30 segundos. Alterne sempre entre lado direito e esquerdo na hora de alongar, para membros inferiores e superiores. A respiração tranqüila e a concentração são indispensáveis em um bom alongamento. Um erro bastante comum é a realização de movimentos de insistência ou balanceio, onde a pessoa fica repetindo várias vezes o mesmo exercício em um curto espaço de tempo, prejudicando a flexibilidade da musculatura.

Quem pode alongar? Todos podem e devem alongar, não importando idade, sexo, raça, experiência esportiva ou condicionamento físico. Mesmo quem apresente LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou hérnia podem alongar, com menos intensidade, devendo ter a supervisão de um professor de educação física.

O professor de Educação Física é o profissional capacitado para lhe ajudar com informações e sessões de alongamentos.


Alogamento é coisa  séria, pratique!

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6 Respostas to “Alongar é coisa séria!”

  1. vinigrando Says:

    É isso ai treinador!

    Vamos encher de informação legal aqui!

    Abração

  2. REBECA Says:

    muito bom estou na 5 série e tirei nota maxima copiando esse texto

  3. categori Says:

    este site e muito legal

  4. karla Says:

    muito bom me ajudou muito. continuem assim🙂

  5. Paulo Says:

    adorei me ajudou muito no meu trabalho
    continue assim enchendo de informacao este site
    por que muitos nao sabem o pq devemos alongar
    abç!!!

  6. Marco Leotti(personal trainer) Says:

    O alongamento assim como qualquer atividade física possui controvérsias. Não se recomenda alongamento antes de atividades físicas relacionadas à grande utilização de força, pois o mesmo pode vir a provocar algum tipo de lesão, nesse caso o alongamento antes dessa atividade específica provoca um relaxamento, o que pode causar danos. Existem pessoas e/ou determinados grupos musculares que não necessitam de alongamento pq a amplitude articular é menor do que a elasticidade do músculo(s).

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