Parque de Itapuã – Ambientalismo Ignorante

por

itapua_logo

Domingo passado marquei de ir ao Parque de Itapuã com colegas meus da pós-graduação, que em sua maioria são estrangeiros e de fora do estado, para verem que temos belas praias de lagoa e também como estamos preservando-as.

Muito bem, eram apenas dois carros e não havia lugar para todos, assim resolvi ir de bicicleta.

Já fui umas 10 vezes ao parque, sempre de carro ou moto, porém desta vez fui surpreendido com a proibição do meu ingresso ao parque, pelo simples fato de eu estar me locomovendo de bicicleta! (pasmem) Justo em um local que se dedica à preservação do ambiente natural!

A primeira explicação foi que a Praia da Pedreira era longe demais para ir de bicicleta, argumentei dizendo que eu recém chegara de Porto Alegre pedalando, silencio! Nisso aparece um motoqueiro vestindo camuflado e sem capacete. Era o coordenador do parque que sem olhar para mim apenas disse: Não entra bicicleta aqui e ponto!

Persisti com a negociação, mas porque não posso ir de bicicleta? Qual a diferença de eu estar de carro ou de moto e bicicleta?! (ironia on!) Porque a bicicleta não polui e não faz barulho?! (ironia off!)

A explicação foi que dá muita “bagunça”!

- Mas como assim bagunça?!

- É que os ciclistas param no meio do caminho!

- E daí!? Isso é bagunça?! Isso para vocês é certeza que os ciclistas irão colocar fogo no mato, que irão caçar bugio, ou que irão largar um filhote de urso asiático!?

Entendo que os que lá estavam não tem poder de decisão, mas foram incapazes de ao menos concordar comigo, inclusive o coordenador (o camuflado e sem capacete).

Sinceramente, não consigo entender esta inversão de valores! Eles partem do pressuposto que todo ciclista é vândalo!

Bem, acho que nunca mais coloco meus pés lá! E recomendo que outros também não visitem aquele parque que ao invés de instigar e educar as pessoas quanto à preservação ambiental, discrimina e ignora seus visitantes.

Tags:

5 Respostas to “Parque de Itapuã – Ambientalismo Ignorante”

  1. Vini Says:

    Sacanagem isso, não tem explicação mesmo, até tentei pensar em algo, mas é inadmissivel!

    Deviam fechar o ingresso de pessoas lá então!

  2. kika Says:

    Que coisa não!

  3. Diogo Says:

    isso não pode nem ser grifado como palhaçada.
    Isso é falta de cultura mesmo.
    Abraços

  4. Geisa Says:

    Meu pai nasceu dentro daquele parque, eu me criei passeando naqueles morros e com certeza por todos esses anos que vivi lá, não foram as bicicletas que destruiram o parque … Pelo que vemos, o fechamento do parque e o acesso restrito mostra que não é a solução,mas sim a educação e a falta de informação. É uma pena mesmo …

  5. Zeca Says:

    Será que permitem o ingresso à pé?…

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

